BlogEnsaiosMetalografia: entenda o ensaio e seus objetivos

Metalografia: entenda o ensaio e seus objetivos

metalografia_entenda o ensaio e seus objetivos_ensaios e análises laboratoriais_c2Lab

A Metalografia é a análise da estrutura e da morfologia dos metais, fornecendo informações sobre composição, processamento e propriedades.

Assuntos

  1. Metalografia: o que é
  2. Objetivos da Metalografia
  3. Etapas da Metalografia
  4. Onde fazer Metalografias

Precisa realizar Metalografias? Clique no botão abaixo:

Metalografia: o que é

A Metalografia é a análise da estrutura e da morfologia dos metais. Este ensaio fornece informações importantes sobre a composição da liga, além das etapas de processamento e fabricação do material e também uma previsão das suas propriedades químicas e mecânicas em aplicação.

Nesse sentido, a partir de uma amostra preparada, conforme será descrito no tópico sobre “Etapas da Metalografia”, duas formas de análise podem ser executadas: a macrografia e a micrografia. Além disso, dentro dessas formas de análise, existem dois tipos principais de metalografias que podem ser feitos, sendo eles a qualitativa e a quantitativa.

A macrografia é o estudo da amostra com baixa ampliação e superfície atacada quimicamente. Esta análise confere indícios sobre o processo de fabricação, a profundidade de tratamentos térmicos, a presença de falhas e impurezas e as características de porosidade, segregações do metal e descontinuidades da peça.

Já a micrografia, trata-se da análise da amostra com utilização de microscópio óptico. Na maioria dos casos, a estrutura básica dos grãos pode ser observada, além da morfologia das fases e microconstituintes presentes e dos tipos de tratamentos térmicos realizados, com muito mais rigor e precisão técnica do que na macrografia.

metalografia_c2lab_microscópio óptico
Figura 1: Microscópio Óptico utilizado em Metalografias. Fonte: Loja Interprise.

Quanto à Metalografia Qualitativa, corresponde à identificação dos microconstituintes e fases e à observação da presença de possíveis trincas e defeitos na peça. Essas características são fundamentais para se entender a influência do processamento do material em sua microestrutura.

Finalmente, em relação à Metalografia Quantitativa, refere-se ao estudo aprofundado a nível microestrutural da peça, em relação às quantidades, porcentagens e tamanhos das fases, grãos, inclusões, defeitos e outros aspectos de interesse.

Agora que sabemos o que é a Metalografia e conhecemos seus principais tipos, vamos entender quais são as finalidades desse ensaio, as quais denotam sua importância para a indústria de materiais metálicos.

Objetivos da Metalografia

Para se entender a importância da Metalografia para a indústria de materiais metálicos, é preciso enfatizar o princípio básico deste ensaio.

O ataque químico na liga ou no metal provoca diferentes tonalidades para os grãos, contornos de grão e as fases presentes. Ou seja, é possível analisar a peça de forma macro ou micrográfica e quali e quantitativamente, como explicado no tópico anterior.

Portanto, os principais objetivos do Ensaio Metalográfico para metais e ligas metálicas são:

  • analisar possíveis mecanismos de corrosão;

  • observar defeitos como trincas e poros;

  • identificar as fases presentes e possíveis contaminantes;

  • determinar a profundidade e eficiência de tratamentos térmicos;

  • estudar o tamanho, morfologia e composição (com auxílio dos diagramas de fase) dos grãos e fases;

  • entender o tipo de processamento realizado na peça; e

  • avaliar pontos de soldagem.

As principais vantagens da análise metalográfica são a rapidez de execução, o baixo custo de operação, a padronização das técnicas por diversas normas técnicas, por vezes especializadas no tipo de liga que sua empresa está trabalhando e a ampla gama de informações fornecidas por este ensaio, as quais podem evitar projetos equivocados, potenciais falhas em aplicação e desperdício de materiais.

Figura 2: Metalografia utilizada para distinção de 4 tipos de ferros fundidos. Fonte: METALAB.

Ensaio de Tração pode determinar vários parâmetros de resistência do material, evitando que esses problemas causem eventuais falhas nos produtos metálicos fundidos. Clique no link e saiba mais.

Além do Ensaio de Tração, outros ensaios mecânicos podem ser realizados. Clique no link e saiba mais sobre o Ensaio de Compressão.

Etapas da Metalografia

Neste momento, sabemos o que é Metalografia e seus tipos, além de suas finalidades e principais vantagens. Dessa maneira, você deve ter percebido quão importante é este ensaio. Vamos então analisar com mais profundidade o Ensaio de Metalografia e suas etapas.

  1. Corte: o ensaio de metalografia se inicia com o corte preciso e cuidadoso de um pedaço do material que será analisado. Isso se deve ao fato de que o processo de corte não deve gerar modificações estruturais dos grãos, além de que nas etapas seguintes, a área analisada será menor do que a área superficial de uma moeda de um real.

  2. Embutimento: após o corte, a amostra pode ser embutida a frio através de resinas poliméricas curáveis, ou a quente a partir da prensagem com polímeros termoplásticos. Em ambos os casos, o corpo de prova é envolvido por um polímero, a fim de facilitar seu manuseio nas posteriores etapas.

  3. Lixamento: embutida no polímero, a amostra segue então para o lixamento, em que lixas refrigeradas com ou sem água e com granulações cada vez menos grosseiras são utilizadas, em dois sentidos perpendiculares de lixamento, garantindo a uniformidade visual do material, pela remoção de riscos e outras marcas que poderiam atrapalhar a visualização na análise metalográfica.

  4. Polimento: complementando o lixamento, a amostra é limpa com álcool etílico e polida com abrasivos em pratos giratórios com panos especiais, fornecendo uma superfície lisa e espelhada.

  5. Ataque Químico: então, a superfície da amostra é atacada quimicamente, ocorrendo corrosão diferenciada para cada grão, contorno de grão e fase da amostra, em virtude das distinções químicas entre si. Assim, a microestrutura da amostra ficará visível em um microscópio óptico.

  6. Análise metalográfica: finalmente, com a visualização da microestrutura do metal ou liga, é possível realizar a análise metalográfica completa, conforme descrito no tópico anterior “Metalografia: o que é“.

Nesta lógica, se você ou sua empresa necessitam realizar metalografias, confira abaixo como nós da c2Lab podemos te ajudar com isso.

Onde fazer Metalografias

Para contratar Metalografias, entre em contato com a c2Lab, a maior plataforma de ensaios e análises laboratoriais do Brasil.

Se a sua empresa necessita otimizar o tempo e reduzir os custos de testes e ensaios laboratoriais em alguma etapa da produção ou para certificação de produtos, vamos te ajudar a conseguir os melhores resultados.

Nosso time é especializado em encontrar novas oportunidades, atendendo à sua demanda com agilidade!

Deseja receber uma proposta comercial de Metalografia com os melhores orçamentos do ecossistema de laboratórios da c2Lab? Clique no botão abaixo:

Inscreva-se para não perder nenhum conteúdo sobre Ensaios e Análises Laboratoriais:

Acompanhe a c2Lab nas redes sociais:

One thought on “Metalografia: entenda o ensaio e seus objetivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contate-nos

Estamos aqui para ajudá-lo. Se você tem dúvidas ou preocupações, não hesite em nos perguntar. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.


Telefone:

(16) 93618-0951

Redes sociais:

Quero entrar em contato