BlogEnsaiosPolímerosÍndice de Fluidez: conheça este Ensaio de Materiais

Índice de Fluidez: conheça este Ensaio de Materiais

c2Lab_índice de fluidez_ensaios e análises laboratoriais

Índice de Fluidez (IF ou MFI) é um Ensaio Reológico de Materiais Poliméricos, relacionado à Viscosidade e à Massa Molar do Polímero.

Assuntos

  1. O que é o Índice de Fluidez
  2. Como funciona o Ensaio de Índice de Fluidez
  3. Aplicações Industriais e Importância do Índice de Fluidez
  4. Onde realizar o Ensaio de Índice de Fluidez

Você necessita realizar Ensaio de Índice de Fluidez? Clique no botão abaixo:

O que é o Índice de Fluidez

O Índice de Fluidez (IF) ou Melt Flow Index (MFI) trata-se de um valor numérico obtido através de um Ensaio Reológico de Materiais Poliméricos, relacionado à Viscosidade e à Massa Molar do Polímero. Este número é obtido em um plastômetro, a partir da taxa de extrusão em gramas do material fundido através de um capilar ao longo de 10 minutos (g/10min).

Confira o que são os Ensaios Reológicos, quais são as principais técnicas e onde você pode realizar estas análises.

Em outras palavras, este valor pode ser entendido como a facilidade de fluxo do polímero, ou seja, é inversamente proporcional à Viscosidade, a qual se refere à dificuldade de fluxo.

Dessa forma, conhecendo-se o mecanismo reológico do material, nota-se que quanto maior o Índice de Fluidez, menor será a Viscosidade, logo menor será a massa molar do polímero e portanto menores serão os enroscos entre as cadeias poliméricas, os quais proporcionam a resistência à deformação plástica desses materiais.

Nesse sentido, a estrutura molecular do polímero também influenciará o Índice de Fluidez, pois cadeias ramificadas apresentarão maiores enroscos do que cadeias lineares, por exemplo.

Isso confere ao Ensaio de Índice de Fluidez uma enorme importância e ampla empregabilidade nas Indústrias de Materiais Poliméricos, como parâmetro de controle de qualidade para processamentos de Injeção, Extrusão, Sopro, dentre outros, além da capacidade de prever comportamentos de fluidez durante aplicações.

Como funciona o Ensaio de Índice de Fluidez

Para determinar o Índice de Fluidez do polímero através do Plastômetro, inicialmente uma pequena quantidade do material é inserida no barril (cilindro), o qual aquecerá o plástico até sua fusão.

Então, uma carga (peso) é aplicada no material fundido através de um pistão, pressionando constantemente o polímero e causando sua extrusão através do capilar, como mostra a figura abaixo.

A quantidade de material extrudado é medida em g/10min, e as condições de temperatura e carga do pistão dependem do material, podendo ser especificadas pelos padrões do fabricante ou pela norma técnica do ensaio.

ensaio de índice de fluidez (if ou mfi)_plastômetro_c2Lab_ensaios e análises laboratoriais
Figura 1: Plastômetro utilizado no Ensaio de Índice de Fluidez (IF ou MFI). Fonte: Universidade do Porto.

Existem quatro métodos de teste mais comuns, estabelecidos na norma ASTM D1238, que combinados resultam em cinco, sendo eles os métodos: A, B, C, D e A/B.

O método A trata-se do modelo mais simples, em que o material extrudado é cortado e pesado.

Já o método B, consiste em medir o volume de polímero extrudado em cm³/10min, evitando-se a etapa de corte e pesagem.

Quanto ao método C, a partir da densidade do fundido, uma matriz de meio-comprimento é empregada a fim de ensaiar polímeros com altos índices de fluidez.

O método D, também conhecido como Flow Ratio Test (FRR) ou Teste de Relação da Vazão, é realizado a partir da densidade do fundido e de duas taxas de vazão: a primeira a partir de cargas mais altas, e a segunda por cargas menores, fornecendo uma relação adimensional.

Finalmente, o método A/B combina o ensaio com um encoder digital, o qual mede o tempo de descida do pistão a uma determinada distância, fornecendo a fluidez volumétrica (cm³/10min), mássica (g/10min) e a densidade do fundido.

Aplicações Industriais e Importância do Índice de Fluidez

As principais aplicações industriais deste Ensaio são:

  • classificação de resinas e matérias-primas poliméricas;
  • determinação da extrudabilidade;
  • previsão da resistência de filmes ao rasgamento;
  • análise das propriedades em injeção, extrusão, sopro, rotomoldagem e termoformagem; e
  • detecção de flutuações na distribuição de peso molecular de polímeros.

Onde realizar o Ensaio de Índice de Fluidez

Para contratar este ensaio, entre em contato com a c2Lab, a maior plataforma de ensaios e análises laboratoriais do Brasil.

Atualmente, já atendemos às seguintes normas para o Ensaio de Índice de Fluidez:

  • ISO 1133
  • ASTM D1238
  • ABNT NBR 9023
  • ABNT NBR 9147
  • MS 213-28

Se a sua empresa necessita otimizar o tempo e reduzir os custos de testes e ensaios laboratoriais em alguma etapa da produção ou para certificação de produtos, vamos te ajudar a conseguir os melhores resultados.

Nosso time é especializado em encontrar novas oportunidades, atendendo à sua demanda com agilidade!

Deseja receber uma proposta comercial com os melhores orçamentos do ecossistema de laboratórios da c2Lab? Clique no botão abaixo:

Inscreva-se para não perder nenhum conteúdo sobre Ensaios e Análises Laboratoriais:

Acompanhe a c2Lab nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contate-nos

Estamos aqui para ajudá-lo. Se você tem dúvidas ou preocupações, não hesite em nos perguntar. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.


Telefone:

(16) 93618-0951

Redes sociais:

Quero entrar em contato