Cromatografia: descubra quais seus tipos e sua importância
A Cromatografia é uma análise química utilizada para identificação e quantificação de substâncias em misturas, através de separação física.
Assuntos
- O que é a Cromatografia
- Tipos de Cromatografia
- Aplicações Industriais da Cromatografia
- Onde realizar a Cromatografia
Você necessita realizar Cromatografia? Clique no botão abaixo:
O que é a Cromatografia
A Cromatografia é uma análise química utilizada para identificação e quantificação de substâncias em misturas, através de separação física.
A fim de determinarem-se as propriedades químicas de um material, além da cromatografia, é necessário realizar as chamadas Análises Químicas. Acesse o artigo e entenda.
O Ensaio de Cromatografia funciona a partir da diferença de afinidade de determinadas substâncias em um solvente, as quais migram com velocidades distintas ao longo de uma placa ou uma coluna.
Dessa forma, há duas fases de interesse na Cromatografia: a fase móvel, em que os componentes isolados movem-se pelo solvente fluido (líquido ou gasoso) e a fase estacionária, superfície por onde a fase móvel passará e fixará os componentes da mistura.
A diferença de afinidade entre as substâncias é função da solubilidade e da adsorção da molécula. Assim, enquanto maiores valores de solubilidade determinam maiores velocidades da fase móvel, maiores valores de adsorção causam menores velocidades de deslocamento da fase móvel.
Portanto, com a Cromatografia é possível identificar substâncias, separar componentes de misturas e purificar compostos.
Tipos de Cromatografia
Os principais tipos de Cromatografia utilizados na indústria de materiais e química são:
- Cromatografia a Gás acoplada a Detector de Massas
- Cromatografia a Gás Multidimensional
- Cromatografia para Purificar Proteínas, Peptídeos e Ácidos Nucleicos
- Cromatografia Líquida
Além dessas principais técnicas, outros métodos também são empregados como:
- Cromatografia em Coluna
- Cromatografia Planar em Papel
- Cromatografia Planar em Camada Delgada
- Cromatografia Gasosa
- Cromatografia Líquida Clássica
- Cromatografia Líquida de Alta Eficiência
- Cromatografia Supercrítica
Aplicações Industriais da Cromatografia
A Análise Química de Cromatografia tem diversas aplicações industriais, sendo principalmente utilizada nos setores de:
- Alimentos: essa indústria é regularizada por diversas normas as quais indicam potenciais substâncias tóxicas que podem contaminar alimentos e prejudicar a saúde humana e dos animais. Portanto, a cromatografia é empregada nas etapas de produção e distribuição, a fim de garantir a qualidade desses produtos.
- Ambiental: poluentes no ar, nos solos e na água podem ser determinados e quantificados através da cromatografia, para regularização de projetos industriais e da construção civil, ou mesmo monitoramento da qualidade do meio ambiente.
- Medicamentos: a caracterização das substâncias presentes em fármacos necessita principalmente de uma precisa e confiável separação de componentes. Além disso, muitas substâncias devem ser purificadas, e a cromatografia é o ensaio mais recomendado para esta função.
- Materiais: monômeros residuais, resíduos, solventes, fragrâncias, aditivos, moléculas polares, termicamente instáveis e não-voláteis podem ser devidamente separados, identificados e quantificados através de análises cromatográficas.
Onde realizar Cromatografia
Para contratar este ensaio, entre em contato com a c2Lab, a maior plataforma de ensaios e análises laboratoriais do Brasil.
Atualmente, já atendemos às seguintes normas para Cromatografia:
- ASTM E260;
- ASTM D4747;
- PV3341; e
- VDA 277.
Se a sua empresa necessita otimizar o tempo e reduzir os custos de testes e ensaios laboratoriais em alguma etapa da produção ou para certificação de produtos, vamos te ajudar a conseguir os melhores resultados.
Nosso time é especializado em encontrar novas oportunidades, atendendo à sua demanda com agilidade!
Deseja receber uma proposta comercial com os melhores orçamentos do ecossistema de laboratórios da c2Lab? Clique no botão abaixo: