BlogEnsaiosEnsaio de Dureza: em que consiste e principais tipos

Ensaio de Dureza: em que consiste e principais tipos

ensaio de dureza_c2lab

Assuntos

  1. Ensaio de Dureza: em que consiste
  2. Principais tipos de Ensaio de Dureza: Rockwell, Brinell, Shore, Vickers, Knoop, IRHD
  3. Objetivos do Ensaio de Dureza
  4. Onde fazer o Ensaio de Dureza

Compreenda o que é o Ensaio de Dureza, em que consiste, quais seus tipos, por que realizá-lo e onde você pode executar este ensaio mecânico.

Precisa realizar um ensaio de dureza? Clique no botão abaixo:

Ensaio de dureza: em que consiste

O ensaio de dureza consiste na determinação prática da propriedade mecânica de dureza de uma amostra, sendo definida como a resistência de um material ao risco ou à deformação permanente a partir da penetração de um indentador (ferramenta padronizada).

Geralmente, podemos considerar que quanto maior a dureza de um material, maior será a sua resistência mecânica e menor a sua tenacidade (capacidade de absorver energia e se deformar plasticamente). Também é possível estimar a resistência ao desgaste a partir do ensaio.

Como na maioria dos casos a realização do ensaio de dureza tem uma facilidade maior em relação a um ensaio de tração para determinar propriedades mecânicas, ocorre uma grande demanda na indústria para esse tipo de ensaio.

Dessa maneira, este ensaio pode ser aplicado em diversas etapas de um projeto de engenharia, constituindo um importante elemento na Caracterização dos Materiais.

Principais tipos de Ensaio de Dureza

Dureza Rockwell:

O valor da dureza em HR é determinado a partir da subtração entre a profundidade da penetração da pré-carga e da carga total promovida pelo indentador, e os resultados são lidos diretamente na máquina de ensaio. É um ensaio rápido e fácil de ser realizado.

Dureza Brinell:

A dureza Brinell é determinada a partir da relação entre a carga e o diâmetro da indentação, sendo que geralmente são utilizados indentadores de formato esférico com diâmetros de 1, 2,5, 5 ou 10mm, em aço temperado ou carbeto de tungstênio, com cargas entre 1 a 3000kgf, por períodos de 10 a 30 segundos.

Dureza Shore:

A dureza Shore é dado diretamente no indicador do durômetro, e geralmente é empregada para polímeros pois depende das propriedades viscoelásticas do material. A dureza é obtida através da profundidade da indentação executada na amostra, a partir de uma carga localizada.

Dureza Vickers:

A dureza Vickers (HV) é calculada a partir da medição das diagonais deixadas pelo indentador piramidal regular, fabricado em diamante, em que se relaciona a carga aplicada em kgf e a área superficial da indentação em mm². É um método relativamente mais complicado que depende das habilidades do operador.

Dureza Knoop:

A Dureza Knoop é um tipo de microdureza em que é possível se determinar a dureza sobre áreas muito pequenas, mas que devem estar devidamente polidas. O indentador é fabricado em diamante, com formato piramidal.

Dureza IRHD:

O ensaio de dureza IRHD (International Rubber Hardness Degree) é utilizado para borrachas, em que a dureza é dada pela diferença de profundidade do penetrador esférico a partir da aplicação de duas cargas, uma menor e uma maior.

Objetivos do Ensaio de Dureza

O Ensaio de Dureza tem como principal objetivo a determinação de propriedades mecânicas relacionadas à dureza, como o limite elástico, a resistência mecânica, a tenacidade e a resistência ao desgaste e abrasão dos materiais. Por vezes, pode ser entendido como um ensaio não destrutivo, por deixar uma impressão muito pequena na peça.

Entenda o que são os Ensaios Não Destrutivos, sua importância e definições, além dos principais tipos de análises no nosso artigo sobre Ensaios Não Destrutivos.

Outras motivações comuns para a realização do Ensaio de Dureza são a avaliação superficial de materiais metálicos tratados termicamente, além de ensaios de rotina para o cumprimento das especificações de normas técnicas e requisitos de segurança, relacionados à Qualidade.

Onde fazer o Ensaio de Dureza

Para realizar um ensaio de dureza, entre em contato com a c2Lab, a maior plataforma de ensaios e análises laboratoriais.

Se a sua empresa necessita otimizar o tempo e reduzir os custos de testes e ensaios laboratoriais em alguma etapa da produção ou para certificação de produtos, vamos te ajudar a conseguir os melhores resultados.

Atualmente, atendemos principalmente aos seguintes tipos de Ensaios de Dureza:

  • Rockwell
  • Brinell
  • Vickers
  • Knoop
  • Shore A
  • Shore D
  • Micro IRHD
  • Dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão
  • Nanodureza
  • Macrodureza

Além disso, podemos realizar Ensaios de Dureza principalmente nas seguintes normas, divididas por classes de materiais:

Materiais Metálicos:

  • ASTM E10-17
  • ASTM E18-19
  • ASTM E92-17

Materiais Poliméricos:

  • ISO 868
  • NBR 7456
  • ASTM D2240
  • ASTM D1415
  • ASTM D785

Materiais Cerâmicos:

  • NBR 7584

Dentre outros tipos de dureza, materiais e normas técnicas.

Se a c2Lab ainda não oferecer o tipo de dureza, material ou norma que você necessita, mesmo assim você pode contar conosco!

Nosso time é especializado em encontrar novas oportunidades, atendendo à sua demanda com agilidade!

Deseja receber uma proposta comercial de Ensaios de Dureza com os melhores orçamentos do ecossistema de laboratórios da c2Lab? Clique no botão abaixo:

Inscreva-se para não perder nenhum conteúdo sobre Ensaios e Análises Laboratoriais:

Acompanhe a c2Lab nas redes sociais:

3 thoughts on “Ensaio de Dureza: em que consiste e principais tipos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contate-nos

Estamos aqui para ajudá-lo. Se você tem dúvidas ou preocupações, não hesite em nos perguntar. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.


Telefone:

(16) 93618-0951

Redes sociais:

Quero entrar em contato