BlogEnsaiosEspectrometria por Fluorescência de Raios-X (FRX): Entenda como funciona

Espectrometria por Fluorescência de Raios-X (FRX): Entenda como funciona

A Espectrometria por Fluorescência de Raios X (FRX)​ é uma análise química semiquantitativa que fornece as porcentagens dos elementos presentes na estrutura do material. Um ensaio indispensável para quem busca caracterizar materiais, a partir dos elementos constituintes, de forma ágil.

Assuntos

  1. Espectrometria por Fluorescência de Raios-X: o que é
  2. Como funciona a Espectrometria por Fluorescência de Raios-X
  3. Utilidade Industrial da FRX
  4. Onde fazer a Fluorescência de Raios-X

Espectrometria por Fluorescência de Raios-X (FRX): o que é

A Fluorescência de raios-X, ou simplesmente FRX, é uma técnica de ensaio químico que funciona a partir da interação entre as ondas eletromagnéticas, geradas pelo equipamento, e os átomos do material.

Desse modo, a análise é utilizada para identificação dos elementos químicos presentes na estrutura do material, bem como para quantificar a concentração desses elementos. Um bom exemplo da aplicação do ensaio é a caracterização de minérios.

Na análise mineralógica feita por FRX, é possível detectar os elementos resentes na estrutura da amostra e suas concentrações. A espectrometria não causa danos físicos ou estruturais na amostra. Por ser uma análise indireta, não há contaminação nem descaracterização.

A FRX faz parte das Análises Químicas, o conjunto de ensaios e análises utilizados para a completa determinação das propriedades químicas de um material. Acesse o artigo e entenda.

Como funciona a Espectrometria por Fluorescência de Raios-X

O FRX é um método de emissão atômica, técnica semelhante à Espectrometria de Absorção Atômica (AAS) e ao ICP-EOS. Ambos os métodos medem a intensidade e o comprimento de onda da luz emitida. No caso do FRX, a onda é composta por Raios X e é emitida pelos átomos energizados na amostra analisada.

Dentro do equipamento de Fluorescência, ocorre a irradiação por um feixe de raios X diretamente na amostra, causando a produção de raios X de radiação secundária, características dos elementos presentes nela.

No caso dos elementos mais leves (principalmente em gases), o comprimento da onda produzida é do mesmo tamanho do feixe de raios X emitido, tornando a análise praticamente impossível. Ou seja, é possível determinar analiticamente os elementos com número atômico maior que 11 (sódio).

Esta técnica analítica semi quantitativa pode ser realizada em amostras líquidas homogeneizadas e sólidas, que devem estar trituradas ou em pó.

Outro ensaio amplamente empregado para caracterização química é a Análise Elementar CHNS-O. Confira o artigo e saiba mais.

Utilidade da FRX na indústria

A espectrometria por FRX é uma das análises mais procuradas pela indústria nacional. Por ser uma técnica analítica de simples manipulação, baixo custo, com resultados que exigem mínima interpretação, além de não deteriorar a amostra, o que a caracteriza como um ensaio não destrutivo.

Para empresas que buscam caracterizar um material a partir dos elementos (metálicos e não metálicos) constituintes de forma ágil, o ensaio se tornou indispensável nos últimos anos.

Hoje podemos afirmar que a espectrometria por fluorescência de raios X pode ser aplicada em diversas áreas de conhecimento, como mineração, geologia, arqueologia, química, engenharias em geral, e até na medicina.

Existem diversos problemas que são esclarecidos à partir da investigação dos resultados da espectrometria por FRX, alguns deles são:

    • Análises químicas de elementos;
    • Caracterização química de materiais;
    • Perfil de profundidade de filmes finos;
    • Determinação de espessura de camadas de materiais;
    • Análises mineralógicas em geral;
    • Análise de óxidos em minerais;
    • Análise de minério de ferro;
    • Produção e controle de qualidade de ferro e aço;
    • Calibração de baixa liga, aços austeníticos, aços baixa liga, ligas de alumínio e titânio;
    • Análise de aços inoxidáveis, aços-ferramenta e ferro fundido;

Onde realizar a Fluorescência de Raios-X

Para contratar este ensaio, entre em contato com a c2Lab, a maior plataforma de ensaios e análises laboratoriais do Brasil.

Atualmente, já atendemos às seguintes normas para Espectrometria por Fluorescência de Raios-X (FRX):

    • NBR 14656: Cimento Portland e matérias-primas – Análise química por espectrometria de raios X – Método de ensaio;
    • Normas próprias dos laboratórios parceiros;
    • Dentre outras específicas;

Se a sua empresa necessita otimizar o tempo e reduzir os custos de testes e ensaios laboratoriais em alguma etapa da produção ou para certificação de produtos, vamos te ajudar a conseguir os melhores resultados.

Solicite um orçamento

Se deseja contratar o ensaio, clique no botão abaixo e envie sua demanda. Em pouco tempo, enviaremos um orçamento completo com as condições que você escolher.

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos diretamente no seu email.

Confira as postagens anteriores:

2 thoughts on “Espectrometria por Fluorescência de Raios-X (FRX): Entenda como funciona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contate-nos

Estamos aqui para ajudá-lo. Se você tem dúvidas ou preocupações, não hesite em nos perguntar. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.


Telefone:

(16) 93618-0951

Redes sociais:

Quero entrar em contato