ICP-EOS: o que é e como funciona
O ICP-EOS (Inductively Coupled Plasma – Optical Emission Spectroscopy), é uma técnica avançada de análise química que permite a identificação e quantificação de elementos presentes em amostras líquidas. Esse ensaio é amplamente utilizado em diversas áreas, como na indústria farmacêutica, alimentícia, ambiental, entre outras.
Assuntos
-
- ICP-EOS o que é
- Como funciona o ICP-EOS
- Utilidade Industrial do ICP-EOS
- Onde realizar o ICP-EOS
ICP-EOS: o que é
O ICP-EOS (Inductively Coupled Plasma – Optical Emission Spectroscopy), é uma técnica avançada de análise química que permite a identificação e quantificação de elementos presentes em amostras líquidas. Esse ensaio é amplamente utilizado em diversas áreas, como na indústria farmacêutica, alimentícia, ambiental, entre outras.
O processo utiliza um plasma de argônio para ionizar amostras líquidas. O plasma gera um intenso campo elétrico que desagrega as moléculas em átomos, produzindo um sinal de emissão óptica que pode ser medido e utilizado para determinar a composição química da amostra.
Embora o ICP-EOS e o ICP-MS (espectrometria de massa com plasma acoplado indutivamente) sejam técnicas semelhantes, há algumas diferenças importantes entre elas. Enquanto o ICP-EOS mede a intensidade da emissão óptica produzida pela ionização dos átomos, o ICP-MS mede a massa dos íons formados pela ionização. Além disso, o ICP-MS é mais sensível a traços de elementos em concentrações muito baixas, enquanto o ICP-EOS é mais adequado para amostras com concentrações mais elevadas.
Esse ensaio faz parte da categoria de Análises Químicas, o conjunto de ensaios e análises utilizados para a completa determinação das propriedades químicas de um material. Acesse o artigo e entenda.
Como funciona o ICP-EOS
O ICP-EOS é realizado através do processo que consiste em ionizar a amostra líquida em um plasma de argônio, que é gerado por meio de uma fonte de energia eletromagnética. A alta temperatura do plasma, que pode chegar a 10.000 °C, faz com que os elementos presentes na amostra sejam ionizados e emitam radiação eletromagnética característica, que é medida por um espectrômetro óptico.
O espectrômetro óptico é capaz de identificar e quantificar os elementos presentes na amostra com alta precisão, pois cada elemento emite radiação eletromagnética em comprimentos de onda específicos, que são detectados pelo equipamento. A partir dessa informação, é possível determinar a concentração de cada elemento presente na amostra.
Outro ensaio amplamente empregado para caracterização química é a Espectrometria por fluorescência de raios X (FRX). Confira o artigo e saiba mais.
Utilidade do ICP-EOS na indústria
O ICP-EOS é uma técnica extremamente útil para a análise de elementos em amostras de diversos mateirais, incluindo metais, produtos químicos, alimentos e medicamentos. Na indústria, em geral, o ensaio é utilizado para monitorar a qualidade de matérias-primas e produtos acabados, detectando a presença de impurezas e contaminantes.
Entre as vantagens do ensaio estão a alta sensibilidade, precisão e rapidez na análise de uma grande variedade de elementos. Além disso, a técnica é não destrutiva, o que significa que a amostra pode ser reutilizada ou guardada para análises futuras.
Existem diversos problemas que são esclarecidos à partir da investigação dos resultados do ICP-EOS alguns deles são:
-
- Análises químicas de elementos;
- Caracterização química de materiais;
- Análise de contaminantes em alimentos;
- Presença de impurezas em matérias-primas;
- Produção e controle de qualidade de polímeros;
Onde realizar o ensaio ICP-EOS
Atualmente, realizamos o ICP-EOS seguindo normas próprias dos laboratórios parceiros.
Se a sua empresa necessita otimizar o tempo e reduzir os custos de testes e ensaios laboratoriais em alguma etapa da produção ou para certificação de produtos, vamos te ajudar a conseguir os melhores resultados.
Nosso time é especializado em encontrar novas oportunidades, atendendo à sua demanda com agilidade.
Solicite um orçamento
Se deseja contratar o ensaio, clique no botão abaixo e envie sua demanda. Em pouco tempo, enviaremos um orçamento completo com as condições que você escolher.
Fique por dentro das novidades!
Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos diretamente no seu email.
Essas técnicas podem ser usadas em fábricas de embalagens plásticas ?
Olá, Antonio!
O ICP-EOS é utilizado com grande frequência por indústrias produtoras de polímeros, inclusive de embalagens plásticas, sim! É comum a realização da análise para verificação da composição do produto final, essencial para o controle de qualidade.
Envie um email para contato@c2lab.com.br ou solicite um orçamento através da nossa plataforma online